Sobre relíquias de Santos: explicação da natureza e veneração.

-Sagrada Escritura

Moisés levou consigo os ossos de José, porque este fizera os filhos de Israel jurarem: “Quando Deus vos visitar, levareis daqui os meus ossos convosco”. Ex, 13.
Eliseu morreu e foi sepultado. Guerrilheiros moabitas faziam cada ano incursões na terra. Ora, aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida, e pôs-se de pé. II Reis, 13.

Por isso meu coração se alegra e minha alma exulta, até meu corpo descansará seguro, porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção. Salmo 15

Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto. Dizia consigo: Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada. Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente. Mt, 9.
As pessoas do lugar o reconheceram e mandaram anunciar por todos os arredores. Apresentaram-lhe, então, todos os doentes,. rogando-lhe que ao menos deixasse tocar na orla de sua veste. E, todos aqueles que nele tocaram, foram curados. Mt, 14.
De maneira que traziam os doentes para as ruas e punham-nos em leitos e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles. At, 5.
Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos. At, 19.


-Tradição Católica dos Santos

S. Jerônimo (A.D. 340 - 420):
Nós não adoramos, eu não vou dizer as relíquias dos mártires, mas ou o sol ou a lua ou até os anjos, quero dizer, com o culto de latria...Mas nós veneramos as relíquias dos mártires, para que através dela nós possamos honrar Aquele do qual esses mártires são testemunhas: nós veneramos os servos, para que a veneração mostrada para eles seja refletida no Senhor deles...Consequentemente, venerando as relíquias dos mártires nós não caímos no erro dos Gentios, que prestam culto de latria aos mortos.
(Ad riparium, PL 22, 907) .

S. Agostinho (A.D. 354 - 430), na Cidade de Deus:
Se é o casaco ou anel do pai, ou qualquer coisa desse tipo, é muito mais venerado pelas crianças, assim como o amor por um parente é maior, de nenhum modo são os corpos feitos para serem deixados de lado, já que estão mais intimamente ligado a nós do que nenhuma outra coisa, porque eles pertenceram a própria natureza do homem.
São Gregório de Nissa: "O crente se aproxima do túmulo na firme convicção de que ele está tocando uma santificação e uma bênção . Se for permitido que tirar um pouco da poeira acumulada no local de descanso do mártir, considera que é um grande presente. E, quando autorizados a tocar as relíquias si mesmos, se isso fosse sempre possível para a nossa felicidade, apenas aqueles que já passaram por isso sabe o quanto a ansiar por e quão precioso é para premiar quem reza "(PG 46, 740).

S. João Damasceno(A.D. 676 - 754/87) na "Exposição da ortodoxia da fé":
Os corpos dos santos foram feitos tesouros e habitação pura de Deus. Porque eu irei me alegrar neles, diz o Senhor, e andar neles, e eu serei o Deus deles. A sagrada escritura do mesmo modo diz que as alamas do justo estão nas mãos de Deus e a morte não irá segurá-los. Porque a morte é na verdade o sono dos santos do que a morte deles. Porque eles trabalharam nessa vida e vão trabalhar até o final, e preciosa ao olhar de Deus é a morte dos seus santos. O que então, é mais precioso que estar na mãos de Deus ? Porque Deus é vida e luz, e aqueles que estão nas mãos de Deus estão na vida e na luz.
Ainda, Deus se alegra nos corpos de uma maneira espiritual, isso os apóstolos dizem, Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? 1 Corinthians 6:19, e Deus é aqueles espírito, e se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, 1 Corinthians 3:17 (...).
Na lei antiga qualquer um que tocasse um corpo morto era considerado impuro, mas estes não estão mortos. Porque a partir do tempo em que Ele que é em si vida e o autor da vida foi reconhecido entre os mortos, nós não chamamos mortos aqueles que adormeceram na esperança da ressurreição e na fé Nele. Como um corpo morto faz milagres? Como, então, são os demônios expulsos por eles, doenças curadas, pessoas doentes ficam sãs, o cego restaura a vista, os leprosos purificados, tentações e problemas resolvidos, e como cada boa graça do Pai das luzes vem por eles para os que rezam com fé inabalável ?

-Tradição Católica das declarações do Pontífice


Concílio de Trento: "Também os corpos dos santos mártires e outros que vivem com Cristo, que foram membros vivos de Cristo e santuário do Espírito Santo, que será levantada em algum momento da vida eterna e glorificado, deve ser venerado pelos fiéis ... é rejeitada, portanto, quando alguns dizem que você não deve pagar reverência às relíquias de santos e loa é inútil para ser venerado pelos fiéis como outras recordações. Esses pontos de vista foram condenados pela Igreja, e a Igreja agora condena-los novamente " Denzinger 985

Código de Direito canônico
Cânone 1190 — § 1. Não é permitido vender relíquias sagradas.
Se não se pode lucrar com a venda da relíquia, por consistir em simonia, no entanto se paga o preço do relicário. As relíquias podem ser conseguidas legitimamente nas Igrejas, como o vicariato em Roma, a ordem religiosa do Santo envolvido, etc.


Classes de relíquias

Primeira: Uma parte de um Santo(cabelo, osso, etc), e os instrumentos da paixão de Cristo.
Segunda: Algo que pertencia ao Santo ou instrumentos de tortura usados contra um mártir.
Terceira: Algo que foi tocado por uma relíquia de primeira ou segunda classe.
As relíquias nas capelas e altares são normalmente guardadas em um de dois lugares: em um sepulcro, dentro de um altar ou em um relicário.